Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Teu passado te absolve

O Corinthians é “de tradições e glórias mil” e o “passado é uma bandeira”.
No São Paulo, “as tuas glórias vêm do passado”. O Botafogo é “campeão desde 1910”. O Fluminense é “retumbante de glórias e vitórias mil”.
O hino do Grêmio canta “os feitos da tua história”. No rival Internacional, o passado é “motivo de festas em nossos corações”. No do Cruzeiro, aparecem “páginas heróicas e imortais”.
Sem ficar em cima do muro, todos os hinos são bonitos e devem mesmo valorizar o passado. Alguns fazem isso implicitamente, sem referências diretas na letra.
Mas agora, com um presente cambaleante, muitos clubes estão enxergando no passado uma esperança para o futuro. E, mais do que isso, a chance de bons negócios.
Estão aí as novas camisas, que precisam vir com bula para disfarçar os efeitos colaterais de hoje e explicar a eficácia do passado às novas gerações, que às vezes pensam que o mundo não existia antes delas. O grená do Corinthians é uma homenagem ao fantástico Torino, que perdeu o time num acidente aéreo em 1949.
O “novo” P do Palmeiras reverencia os “heróis de 1951”, que o clube considera como o primeiro título mundial da história.
O passado tem que ser evocado mesmo, mas não precisava ser apenas uma estratégia de marketing contra o “teu presente te condena”.

2 comentários: