Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bom para os outros

Torcedores de Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Santos e São Paulo podem dizer com a boca cheia que seus times nunca disputaram a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Então, todos os outros 15 clubes da atual primeira divisão precisam ficar envergonhados? Nem tanto.
É lógico que ninguém gosta de ver o time do coração na Série B. Os rivais vão ficar de gozação o tempo todo e o coitado terá que aguentar piadinhas “inéditas”, que só mudam de alvo a cada ano.
Ainda tem muita coisa errada no futebol brasileiro, mas, depois de vergonhosas viradas de mesa até o início da década passada, a situação começou a mudar em 2002, quando Palmeiras e Botafogo foram rebaixados. Voltaram no ano seguinte como campeão e vice. Depois disso, o$ cartola$, que enxergam longe quando há dinheiro na jogada, perceberam que a segundona pode até ser lucrativa.
O efeito psicológico de “renascer das cinzas” também deve ser levado em conta. A torcida se une e fica mais aguerrida pra empurrar o time ladeira acima. O Corinthians (ainda sem Libertadores por causa do danado do Tolima), o Atlético Mineiro e o Grêmio também são bons exemplos de que a segunda divisão é ruim, mas não mata e até engorda.
E ontem a Copa do Brasil foi decidida pelos dois últimos campeões da segundona: Coritiba e Vasco. Imagino que todo esse papo furado não tenha sido suficiente pra fazer você achar que vai ser tudo de bom se o seu time cair. Claro que não, porque a segundona só é boa para os outros.
E olha que tem time que ainda não aprendeu. Alguém aí topa um bicampeonato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário